segunda-feira, 6 de abril de 2009

GTA IV




Apesar de fazer tempo que o jogo lançou, eu Victor, finalmente vou analisar Grand Theft Auto IV.


A história do game é fascinante e com um ótimo enredo envolvente. A história de GTA IV dessa vez se passa em Liberty City (Nova York no videogame), cheia de vida e uma ótima oportunidade para se tornar rico, e é isso que o protagonista do game procura. Niko Bellic, um russo que vem aos Estados Unidos para tornar o seu sonho realidade, não vá esperando nenhum galã de filme e nem dinheiro fácil, pois logo ele percebe que nem tudo é o que parece, e que o dinheiro não vem a mão de qualquer um. Niko foi a Liberty City para encontrar com seu primo Roman, que dizia ter uma cobertura em um prédio, dinheiro e mulheres em uma banheira, porém quando chega de barco percebe-se que o primo não é bem sucedido e muito menos rico, e na verdade é dono de uma empresa de táxi preste a falir. Por tanto seu objetivo passa a ser se tornar rico sem ajuda de Roman, porém muitas coisas acontecem e novos personagens vão aparecendo e decisões moralmente difíceis vão ter de serem tomadas. E é nessa parte que o jogo inova dentro do seu estilo, pois não é só ir matando qualquer que o game pede para matar, é muito mais e sem se tornar chato ou estilo RPG.

Como todos já devem imaginar o GTA 4 é um ótimo jogo, primeiramente vou comentar sobre os gráficos, esses sim são um espetáculo a parte, tudo é muito bem trabalhado, as sombras, luzes, pessoas, veículos, a cidade e tudo o que tiver no jogo, praticamente tudo é unicamente trabalhado, cada objeto que você encontrar é detalhado, poucas pessoas são iguais e tudo dá um ar de renovação e imersão durante a jogatina. Do GTA San Andreas para o GTA IV graficamente, tudo melhorou 110%, completamente diferente o que certamente agradará os fãs, tanto as explosões (magnificas) como os carros quebrando e se colidindo melhoraram completamente, com vários detalhes, principalmente quando o seu carro capota, os vidros se estilhaçam a pintura fica desgastada, o carro amassa de um modo unico, é como se cada tipo de individuo (vivo ou não) tivesse sido feito para protagonizar um jogo específico, como os carros que são quase tão reais quanto os de simuladores atuais. Pode ficar tranquilo pois no especto gráfico decepção é que não surge.

Os controles, se eu não estiver enganado, são diferentes dos antigos GTAs, porém muito práticos e acessíveis, com uma ótima resposta no Xbox 360 e sem dificuldades, simples LT trava a mira, RT atira, Y roba veículo, X pula, tudo no lugar que deve estar. Pode também escolher uma área específica do corpo do oponente para atirar, é só pressionar levemente o LT.



Felizmente o jogo propoem muitas horas de jogatina contando com as missões paralelas, sendo parte importante da história também, pois se conhece novos personagens e tudo pode ser tornar mais claro. E acaba que você não quer só terminar o jogo e parar de jogar, tudo te leva a explorar o game e se envolver em outras missões e embarcar no mundo do crime. O jogo é muito divertido e não é muito fácil nem muito difícil, porém às vezes é muito sério.

A trilha sonora do jogo é muito bem trabalhada e apresenta uma grande variedade de músicas, porém elas só aparecem quando se liga o rádio (o que faz sentido pois simula a vida real) apresentando estações de vários estilos, pop, anos 80, hardcore rock, russa, eletro entre outras. os efeitos sonoros também estão presentes e não se deixam passar despercebidos, como as explosões, os sons de metralhadoras e até das pistolas.
Como é a marca da Rockstar, o jogo continua sangrento, mas não chega ser uma carnificina e sem coisas zuadas como arrancar uma cabeça com headshot o que ajuda a manter a imersão no jogo. Também há vários lugares para serem frequentados, bares, museus, restaurantes, boliche, e como não podia faltar strip-clubs. A cada tipo de lugar que pode ser frequentado há um mais pobre e outro mais caro e daí vai de acordo com o seu gosto. Mas não teria graça se você fosse sempre sozinho, e é aí que entra os personagens, há vários dos que você conhecem que podem ser amigos, podendo visitar bares e ficar bêbado ou simplesmente assistir a um show de comédia. E às vezes o Niko pode querer mais que uma simples amizade, portanto é possível ter uma namorada (mas não vai achando que tem cenas obscenas), tendo de agradá-la, pode ser com restaurantes caros ou simplesmente a sua companhia, vária de acordo com a garota, mas a maioria não tem alguma participação na história do personagem.

Para poder se comunicar facilmente com amigos ou qualquer outro tipo de pessoa é necessário ter um celular, e Niko Bellic é um homem de necessidades, portanto há um cellphone presente no game podendo fazer ligações rápidas, receber ligações, receber mensagens, tirar fotos, colocar códigos (isso mesmo), enviar imagens que acabam ajudando nas missões. Também pode usar internet em cibers cafés, pagando apenas U$ 1,oo podendo responder mensagens, receber e-mails, tanto da sua mãe como de um cara que quer que você roube carros em troca de dinheiro e etc.
O modo multiplayer on-line não foi deixado de lado e lhe garante muitas horas gastas em frente a TV. Nele se pode andar livremente pela cidade, porém serve de encontro com amigos e podendo fazer partidas rankeadas em até 16 players, escolhendo armas, regras e todas as opções a mostra, contanto com até um modo estilo polícia e ladrão.

Definitivamente o GTA IV inova em muitos fatores, um jogão cheio de detalhes, tudo muito vivo, diversas escolhas, ótimo enredo, excelente modo campanha e inovador modo on-line e apesar de ter falhas são poucas e passam despercebidas. Concerteza o Grand Theft Auto vale o dinheiro gasto e não compromete a diversão de fãs de longa data e nem daqueles que embarcam na nova Liberty City.

Gráficos: 9.5

Controle: 10

Diversão: 9.5

Trilha Sonora e Efeitos Sonoros: 10

Nota Geral: 10

GTA IV é RECOMENDADO!
VICTOR 06/04/09

0 comentários:

Postar um comentário