sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Batman Arkham Asylum



Após uma grande expectativa sobre o Batman Arkham Asylum, o game finalmente é lançado e agora todos os fãs de Batman (como eu) podem morrer tranquilos, sabendo que um jogo digno do homem-morcego foi feito.

Tudo começa em Gotham City, quando o Batman está levando o Coringa à prisão de criminosos insanos Arkham Asylum. Porém dentro do asilo algo da errado, e assim a trama se desenvolve dentro do lugar mesmo, mas cuidado nada é o que parece quando Joker assume o controle.




A história é muito bem elaborada e fatos totalmente relacionados um com os outros, há diversos vilões e conhecidos do Batman na história que qualquer fã adorará vê-los. Tanto o começo, o meio e o fim do game são extremamente bem feitos e cada parte faz com que você queira jogar mais e mais. Apesar do game não ser um dos mais longos (12 horas completando a história sem buscar segredos) ele satisfaz o jogador completamente e não deixa aquele gostinho de "quero mais". A trama ocorre em volta de um líquido chamado Titan.

Durante a jogatina, após aprender como nocautear os inimigos e a dar contra-ataques, você vai adquirindo as diversas bugigangas do Batman, como o gel explosivo e batarang sônico, que são essenciais para o desenvolvimento da história. Mas o que realmente é interessante são os Trophies espalhados pelo Charada por toda a Arkham, que revelam biografias e bonecos colecionáveis, assim como algumas fitas com entrevistas aos principais prisioneiros e mapas secretos, tudo para você entender não só sobre a trama do game, mas também sobre o mundo de Batman e seu rivais.

Os movimentos do morcego são bem simples e fáceis de aprender, o X ataca, o Y contra-ataca (é usado quando aparecem raios em cima do inimigo, tipo Spider-man) e o B que realiza um soco que deixa os inimigos atordoados temporariamente. São bem fáceis os combates diga se de passagem, mas nem tudo é baseado nisso. Pois é possível nocautear (isso mesmo, o Batman não mata) sem ser visto, usando passagens estratégicas pelo cenário e usando Y atrás dos inimigos para derrubá-los em silêncio. Muitas vezes é necessário utilizar tal estratégia para não morrer por inimigos com armas de fogo e até mesmo para continuar a história.



Como Bruce Wayne é um homem rico e inteligente, o cara não dispensa acessórios avançados. O Detective Mode é um deles, com ele é possível visualizar quantos inimigos há na área, quantos estão armados, detectar os batimentos cardíacos das pessoas, localizar passagens secretas, estruturas frágeis e gárgulas, ajudando o jogador bastante nos momentos de dúvida ou até mesmo desespero. Por tanto você se sente em vantagem, por mais que esteja sozinho você pode contar com as bugigangas e habilidades do Batman, aumentando a imersão durante o game.

Também é possível comprar upgrades para o morcego, tanto para seus combos, como para sua armadura e ferramentas, abrangendo as possibilidades ao jogador. Tudo no game é ligado de alguma forma, sempre há o que fazer e cada vez mais suas habilidades são testadas. Por exemplo, antes você derrubava alguém em silêncio e nada acontecia depois mais pra frente o Coringa começa avisar onde a negada está nocauteada, os inimigos vasculham alguns esconderijos como grades debaixo do chão e quando nervosos atiram do nada para trás. Tudo isso garante maior realismos ao jogo e pode te deixar rindo dos inimigos ou mais nervoso do que eles.





Os bosses são os vilões clássicos do Batman, mas não todos estão lá, os principais são a Poison Ivy, Killer Croc, Bane e claro o Coringa. Apesar do combate ser meio repetitivo, a variações de inimigos e a enorme gama de movimentos do Batman que cada vez mais o impressiona salva o game de ser enjoativo. O que realmente pega são os inimigos brutamontes que sempre são enfrentados de modo igual, por exemplo, você enfrenta os grandões do mesmo jeito do que o Killer Croc e o Bane. Qual é a graça de derrubar os vilões que nem os mais simples que você detonou umas 10 vezes?

Felizmente para os mais perfeccionistas em games e que gostam de explorar cada detalhe do game, há vários extras para serem caçados, como os Trophies, as fitas, os mapas secretos e as charadas. Essas sim são interessante, a cada cômodo ou parte de Arkham Aylum tem uma charada criada pelo Charada (dãã) que são divertidas de resolver, mas nem tão fáceis para serem descobertas. Como você pode explorar Arkham livremente, no início há lugares inalcançáveis, porém quando adquirir todos os equipamentos é possível alcançá-los e obter assim mais extras.

Obviamente não poderia faltar a Bat Caverna, que facilmente pode ser alcançada entre os penhascos de Arkham, o que aumenta mais ainda a sensação de estar no mundo do Batman.







Quanto aos gráficos do game, sem preocupações, há alguns bugs, mas nada que estrague a diversão. Os movimentos de todos os personagens são bem convincentes e sem travamento, o Batman, claro, recebe um tratamento melhor, cheio de detalhes e sua capa se movimenta de forma natural. Toda a Arkham é bem detalhada também, cenário únicos e cheios de detalhes que podem ajudar o homem morcego. Durante o jogo há algumas ilusões causadas pelo vilão Scarecrow, que te deixa de queixo caído, devido aos belos efeitos apresentados e o grau de realismo, tudo isso sem loadings.



As vozes dos personagens são muito bem feitas, Kevin Conroy, por exemplo, faz a voz de Batman de forma primorosa e representa tanto o Batman quanto Bruce Wayne na sua dublagem, outro excelente dublador foi Mark Hamill que fez o Coringa, mostrando o espírito do personagem e seu cinismo de forma muito digna. Os outros personagens como Harley Quinn também são bem trabalhados e não deixam nada a desejar.

Felizmente o game não se baseia somente no modo história. Após começar o modo principal é possível acessar fases no modo Challenge que vão sendo liberadas, essas servem para pura diversão e deixar seu recorde nos leaderboards. São dois modos, o Combat, onde vem 4 ou 5 ondas de inimigos que tentam te matar em um local fechado e de acordo com a quantidade de combos e a quantidade de danos sofridos elas influenciam no seu score, e por último há o modo Silent Knight, que é necessário nocautear inimigos armados em um espaço determinado de forma silenciosa.



Controlar o Batman é algo realmente gratificante para qualquer fã dos quadrinhos e mesmo estando sozinho contra vários inimigos (armados ou não), sendo o morcego e estando com as bugigangas a experiência é ótima e a imersão durante a jogatina melhor ainda.


Gráficos: 9

Som: 8.5

Diversão: 9.5

Jogabilidade: 9

História: 9

Nota Geral: 9.5



Batman Arkham Asylum é um game indispensável para qualquer fã do super-herói e para quem busca um excelente game de aventura, que o desafia, mas torna as coisas simples. Os ótimos gráficos, trama bem elaborada, jogabilidade gratificante e diversos extras fazem o game valer o dinheiro gasto. O universo do Batman está resumido em um único jogo, personagens e diversas missões e enigmas deixam o jogador tão animado e perplexo que é impossível dizer que o game é chato. Quem curte Batman e quer conhecer mais sobre o mundo dele para de ler isso agora e vá para a loja de game mais próxima para sentir o gostinho da experiência única de controlar o morcego de Gotham City em Batman Arkham Asylum.

VICTOR

1 comentários:

Unknown disse...

terminei o jogo, e so sei que cada hora jogada vale a pena pois he muiiiito bom o jogo.
so o gosto de ser o homem morcego ja vale a pena!!!!!!!

Postar um comentário