quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Halo 3 ODST


Felizmente a franquia Halo se mantém e traz continuações, ou melhor, novos episódios da série. Desta vez você não controla o Master Chief e também não controla um único personagem, devido o desenvolvimento interessante e inédito da trama.

Basicamente, Halo 3 ODST é sobre um novato da tropa ODST que durante a curta viagem em queda livre em direção a New Mombasa (agora dominada pelos Covenant) sua cabine sofre um pequeno dano devido a uma grande explosão em terra firme. Porém tudo ocorre bem com o novato, mas logo ele descobre que está praticamente sozinho na colônia dos Covenant, pois poucos sobreviveram à explosão. Então o objetivo passa a ser encontrar soldados sobreviventes antes que eles ou você (o novato) seja morto. Durante a viagem pela cidade, quase todos os tipo de inimigos Covenant aparecem, mas a novidade é que você não possui a mesma força física dos Spartans e nem as armaduras que regeram sua vida e é aí que se percebe o quanto o mundo de Halo pode ser perigoso.








A novidade na jogatina, além de abandonar o Master Chief, é que conforme você vai procurando por sobreviventes, somente vestígios são encontrados (como um rifle de precisão) e apartir do momento em que eles são achados você vive a história de quem portava tal objeto, dando início à outra jogatina, geralmente mais intensa, para entender o que se passou por New Mombasa. Então pode ficar tranquilo, porque você não passará o game inteiro solitário e sem ajuda, mas o momento final é com o novato mesmo.

Outra novidade importante acrescentada ao game são os gráficos. Agora com personagens, cenários e objetos bem mais detalhados e bem polidos, com certa luminosidade, que deu um ar de novidade ao jogo, mas não tirou a "mágica" da franquia. É impressionante como os designers praticamente "reinventaram" cada arma agora com mais detalhes, assim como veículos e cenários com ótimos e variados tons de cores. De fato a visão noturna acrescentada que permite distinguir inimigos de amigos à distância e contorna com um tom luminoso cada parte do cenário ajuda a proporcionar tal efeito visual de novo e brilhante, mas é fato que os caras tiveram trabalho para adaptar o Halo a nova geração. Alguns problemas persistem como rostos de personagens meio deformados e anatomia esquisita quando um humano não possui armadura, mas nada que vá estragar a jogatina ou a beleza do game.


A inteligência artificial dos inimigos permanece quase a mesma, mas obviamente varia bem de acordo com a dificuldade escolhida, acredite fechar o game no modo Heróico oferece um bom desafio, não só pela vida acabar mais rápido, mas também por causa dos inimigos mais espertos. Infelizmente aquele desejo de matar o seu companheiro porque ele simplesmente não consegue pilotar um veículo qualquer a ponto de não se mover e ser estraçalhado por um tiro de Wraith existe durante a jogatina, mas não se estresse muito com eles, pois todos que jogarem Halo 3 ODST na missão de escolta em uma ponte passarão por isso.






Agora todas as armas no game possuem um desempenho melhor do que nos anteriores, por exemplo, o rifle de precisão dos Covenant está mais potente e agora é possível matar o cara do machado gravitacional com uns quatro tiros facilmente, mas não com outras armas. Não há novas armas nem granadas, mas tudo foi melhorado e granadas de fogo são achadas com mais facilidade. Devido à vida não mais infinita o game oferece um bom desafio e nos modos mais difíceis os pacotes de First Aid não são fáceis de achar.

Halo 3 ODST conta com uma trilha sonora ora épica, ora "assustadora", ou seja, nos momentos de ação a trilha sonora está presente e faz bem, e quando se está sozinho na escura New Mombasa dominada por Covenants o nervosismo é garantido devido as músicas calmas, mas tensas.

Também é possível customizar seu personagem e conforme o progresso na história e extras coletados, vão sendo liberados capacetes e armaduras. Mas fora da campanha não há mais o modo "fornalha", e sim um multiplayer que pode ser jogado individualmente equivalente ao modo Horde do Gears of War 2. Neste vários inimigos e veículos vão sendo deixados no cenário a sua escolha, mas a cada onda de inimigos mortos, mais vão aparecendo e Covenants mais difíceis de matar vão surgindo. Apesar de não garantir muita longevidade ao game, já é algo novo a série, que por mim foi muito bem recebido.






O modo campanha poderia durar um pouco mais, pois com tempo livre não dura muito. Mas a trama central deve agradar a maioria devido às reviravoltas e novos personagens. Infelizmente colocaram novamente um romance na trama, desta vez não foi tão interessante quanto o do Master Chief junto da Cortana, pelo contrário a cena que ocorre chega a ser de novela brasileira, quando pessoas que se odeiam do nada se apaixonam.

Prós:
- Novos e belos gráficos
- Novo Multiplayer
- Halo, mas com bons retoques
- Trama do modo campanha interessante

Contras:
- Modo campanha curto
- Poucas novidades
- IA malfeita
- Romance entre coadjuvantes clichês

Gráficos: 8.5

Som: 9.0

História: 8.5

Jogabilidade: 9.0

Diversão: 9.0

Nota Geral: 8.5





Halo 3 ODST está sujeito a algumas falhas, porém agradará todos os fãs, oferecendo bom desafio aos mais veteranos e diversão aos mais casuais. Porém não passa muito disso, é um game para quem curte Halo, quer conhecer ou curtir um multiplayer com algum amigo.

VICTOR

0 comentários:

Postar um comentário